Theranos: como uma startup de biotecnologia desceu do céu ao inferno

Técnica promissora de análise de sangue sem uso de agulha, afinal, não funciona. Investigações da FDA, Medicare e Medicaid já decorrem e Walgreen cessou parceria com laboratório. Mais recentemente o hedge fund de São Francisco, Partner Fund Management LP, processou a Theranos por ter mentido para atrair investidores.

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos, anunciou ao mundo que tinha descoberto uma técnica revolucionária que iria reinventar os exames laboratoriais e permitiria realizar mais de 200 exames de sangue com uma gota de sangue apenas. A notícia fez correr muita tinta, por isso, não foi espantoso quando, há um ano atrás, a Theranos valia 9 bilhões de dólares. Isso significava que Holmes, detentora de 50% da empresa, liderava a lista da Forbes das mulheres empreendedoras mais ricas da América. Desde o momento do anúncio até à atualidade, a Theranos tem estado envolvida em diversos escândalos, que levaram um grupo de investidores a reavaliar o valor da empresa, depreciando de 9 bilhões para 800 milhões de dólares.

Os problemas da startup se multiplicam. Holmes adotou a tática de Steve Jobs e tentou liderar a empresa envolvendo-a num manto de secretismo. Se a promessa era de realizar exames sem uso de agulhas e rentabilizando uma gota de sangue que serviria para centenas de diferentes testes, desde câncer a colesterol, a realidade foi bem redutora: pouco mais de uma dezena de resultados foram atingidos. Até a credibilidade desses resultados tem sido amplamente discutida, perante a ausência de publicação de estudos e pesquisa. Após as questões levantadas, a Theranos submeteu à aprovação da Food and Drug Administration (FDA) um teste para herpes, algo que provaria que a tecnologia estaria funcionando. Essa seria a primeira de mais de uma centena de aprovações. O resultado saiu totalmente ao contrário, uma vez que a FDA impôs tantas restrições, que a Theranos foi obrigada a suspender os testes.

A Theranos tem sido acusada de fraude, a própria declaração de que seria apenas uma gota de sangue foi dada como falsa. A tecnologia precisa de apenas 3 pequenos frascos, bem menos que os 6 frascos grandes que normalmente são necessários, ainda assim, mais que uma gota. Apesar da ausência de condenações e apesar de não ter visto revogada a sua licença pela Medicare ou Medicaid, está sob investigação após terem sido detetados erros nos exames de sangue. A maior cadeia de farmácias dos Estados Unidos, a Walgreens, decidiu terminar a ligação à Theranos, o que significou o encerramento de 40 operações, só no estado do Arizona.

Os piores desafios que a Theranos enfrenta agora são a recuperação de sua reputação e as promessas de processos judiciais, quer de pacientes, quer de investidores. O Partner Fund Management LP deu o primeiro passo, mas outros já se perfilam. Elizabeth Holmes afirmou publicamente que acredita que vai conseguir atingir os objetivos que definiu inicialmente. Em caso de falência da empresa, Holmes corre o sério risco de ficar sem um centavo, uma vez que acionistas e investidores serão os primeiros a receber indenizações.

Publicado no LinkedIn
Publicado no Portal DiagnósticoWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *